+DEMOCRACIA É + ENGENHARIA? Ladislau Dowbor debate com a EngD Domingo 31/10 as 18hs



Você está convidado no próximo domingo 31/10 às 18h,

3ª Roda de Debate da EngD


LADISLAU DOWBOR

ECONOMISTA E ESCRITOR


Tema: "+ Democracia é + Engenharia?"


Inscreva-se como membro

no portal engdemocracia.com.br

clique no Botão Seja Um Membro

e tenha acesso exclusivo

a todos os conteúdos da EngD


Ou Faça a sua inscrição

no link https://bit.ly/3nwEPXa

para obter o acesso a sala Zoom



TRANSMISSÃO AO VIVO PELOS CANAIS EngD


https://www.youtube.com/channel/UChdM0mzpv0NDBEuClRXZqlA


facebook.com/engenhariapelademocracia





Sobre Ladislau Dowbor

Ladislau Dowbor, formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S” (Sebrae e outros). Atua como Conselheiro no Instituto Polis, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições.

A sua área principal de atuação é o ensino e organização de sistemas de planejamento. Nos anos 1970, foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra. A convite do ministro Vasco Cabral, tornou-se coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau (1977-81).

Foi consultor do Secretário Geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de Assessor Técnico Principal de projetos das Nações Unidas, em particular na Guiné Equatorial e na Nicarágua. É consultor de vários governos, particularmente para a organização de sistemas descentralizados de gestão econômica e social (Costa Rica, Equador, África do Sul).

No período 1989-92 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.

É autor e co-autor de cerca de 40 livros, e de numerosos artigos. Destacam-se os livros “Formação do Terceiro Mundo”, Brasiliense, 15 edições; “O que é capital?”, Brasiliense, 10 edições; “Aspectos econômicos da Educação”, Ática, 2 edições; “Introdução ao Planejamento Municipal”, Brasiliense. O seu livro sobre “Formação do Capitalismo no Brasil”, publicado em diversos países, conta com a versão brasileira atualizada pela Brasiliense, em 2010.

Ao longo dos últimos anos, tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.

Recentemente, suas pesquisas giram em torno das dinâmicas do sistema financeiro nacional e internacional. Deste estudo já foram publicados os seguintes livros: “A Era do Capital Improdutivo” (Autonomia Literária, 2017), “Os estranhos caminhos do dinheiro” (FPA, 2013), “O pão nosso de cada dia: os processos produtivos no Brasil” (FPA, 2015) e “Juros extorsivos no Brasil: como o brasileiro perdeu o poder de compra”, (Ética, 2016).

Toda sua produção está disponível no website dowbor.org


O site do professor Ladislau Dowbor é uma biblioteca científica online destinada aos que se interessam por uma visão progressista e renovadora sobre o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.



Assista também


Os Sentimentos do Povo - Anos Recentes – A Era de Xi | Episodio 1

https://youtu.be/-qeyT3NgOCQ


Os quatro motores da economia

https://youtu.be/zpV2QoIIlrM



Os livros do Prof. Ladislau estão disponíveis online gratuitamente para download

60 visualizações

Posts recentes

Ver tudo